Sheldon Cooper, interpretado pelo ator Jim Parsons, é um personagem bastante excêntrico na série The Big Bang Theory. Apesar de ser muito inteligente, o personagem tem dificuldade em lidar com as pessoas e tem uma série de manias e obsessões, incluindo seu número favorito.

O número favorito de Sheldon é 73 e ele o menciona ao longo da série diversas vezes. Ele explica que o número é interessante porque é o 21º número primo, seu espelho invertido, 37, é o 12º número primo, e juntos, 7 e 3 são os únicos dois dígitos que aparecem em sequência em ambos os lados do ponto decimal na representação decimal de 1/3.

Para Sheldon, o número 73 não é apenas um número escolhido aleatoriamente, mas sim algo que ele considera especial e com significado. Essa obsessão com o número 73 faz parte de sua personalidade obsessiva compulsiva e de sua necessidade de ter controle e ordem em sua vida.

Além do número 73, Sheldon tem outras manias e obsessões, como por exemplo, sua rotina extremamente organizada e sua dificuldade em lidar com mudanças. Essas características mostram que Sheldon tem um transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), o que pode ser explicado, em parte, pelo fato de que pessoas com transtorno obsessivo-compulsivo frequentemente têm comportamentos ritualísticos ou compulsivos que os fazem sentir que têm controle ou ordem em suas vidas.

Por mais que possa parecer estranho para as pessoas que não conheçam o personagem, a obsessão de Sheldon por números e sua necessidade de controle e ordem são características muito comuns em pessoas com transtorno obsessivo-compulsivo.

Em conclusão, o número favorito de Sheldon é apenas uma das muitas peculiaridades do personagem, que mostra as complexidades da personalidade humana e como algumas pessoas precisam de ordem e controle em sua vida. A série The Big Bang Theory pode ser engraçada e divertida, mas também levanta questões interessantes sobre a psicologia humana e como nossas personalidades muitas vezes nos levam a desenvolver comportamentos peculiares.